Um ser de sutentação na luta











Em 1936 as tropas fascistas ao comando de Franco cercaram o território Galego onde os últimos combatentes da CNT e da Quinta Coluna defendiam o que restava. Viviam-se momentos tensos.

Uns meses antes a quinta coluna tinha despachado as tropas fascistas no país basco e foram fustigados por bombardeamentos aéreos por parte da Legião Condor Alemã que treinou o seu blitzkrieg que mais tarde fez a história do princípio da guerra e da soberania fascista-nazi.

Em Vigo os homens comunistas embarcaram para a América do sul com a promessa de nunca os deixaram passar e evitaram o massacre da população civil. Uma derrota? Uma condição?

Assim é a velha história do Leão de Judá, combateu derrotado e poupou milhares de vidas, pagou com a vida a sua honra.

O meu Avô paterno esteve na fundação do partido comunista português e em outras organizações proto-comunistas, combateu toda vida sem pensar que a sua vitória era a humilhação dos outros, mas apenas e seguramente a sua certeza. Podia não ser perfeito, é verdade, mas será a Barbie(rie)?

Deixou na parede da sua velha cabana no nordeste transmontano um tapete vermelho com um leão.
Quando o vi abri a alma e sorri para o cosmos.

Não tenho uma vida fácil. Temo que não seja fácil explicar a alguém a minha luta num mundo em que nos julgamos por o dinheiro e os títulos. Se é perfeito? Talvez poderia ser o Ken...


Geme Over? Insert coin? ....Next level (com a mesma morte)? Right?...Provavelmente não tenho solução mas tive escolha.

Comentários

Mensagens populares