Os Vencidos da Vida








Quando fui preso por a Maçonaria a essa vida no seu principio não fazia muito mais do que não ler. Li os fasciculos da história universal entre outras coisas. Sempre fui bom a história desde os bancos da preparatoria com o Saudoso Antonio Pina (tinha a sua opinião já ninguém quase a tem mesmo a pagar) até ao meu velho liceu em animas discussões politicas com os meus colegas do Estabelicimento.

Raramente falo de história como o deveria fazer, fujo sempre a discussão para fuijr à tirania hegleriana falseficada e aborrecer-me como o assunto.

Este post é uma resposta a mim mesmo do post anterior. No Sec XIX, Os Vencidos da Vida jogavam as conferências do casino como capacidade de progresso, que eu pessoalmente acho que não seja mais uma coisa de lucro do que racionamento, mas em todo caso brindaram as taças pelo edificante futuro.

Quase todos os Lusitanistas do princípio do século tiveram o mesmo fim. O Suícidio. Eu não andei lá longe em verdade vos digo. Eram Sete Andares. Mais alta, mais alta é a verdade com o próximo. Talvez só exista um mito - o Progresso.

Comentários

Mensagens populares